O ecoturismo do Pantanal brasileiro está em destaque na imprensa europeia. Grandes veículos do Reino Unido e da Irlanda, como The Mirror, The Sun, Travel Magazine e TTG – Travel Trade Gazette, publicaram matérias ressaltando a flora, fauna, gastronomia, sustentabilidade, luxo e cultura únicos do bioma. Esses artigos estão gerando curiosidade e mostrando que os atrativos turísticos do Brasil vão muito além de sol e praia.

O interesse pela região aumentou após uma press trip realizada pela Embratur, em parceria com o Sebrae, em novembro do ano passado, que contou com a presença de comunicadores da Europa. Durante cinco dias, os jornalistas visitaram a Caiman Pantanal, um refúgio ecológico de 53 mil hectares que abriga centros de pesquisa, como o projeto Arara Azul, e oferece experiências como safári e Onçafari. Eles também participaram de atividades de canoagem e focagem noturna e visitaram o Bioparque Pantanal, o maior aquário de água doce do mundo, em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul.

Após a viagem, portais, revistas e canais de vídeo têm dado destaque ao Pantanal, enaltecendo aspectos como a oportunidade de contato com animais em safáris, iniciativas de preservação da natureza e vida selvagem, turismo de aventura e conforto na hospedagem. Imagens que mostram a beleza única do lugar também têm sido amplamente divulgadas. O Caiman Lodge, um hotel luxuoso e ecológico no meio deste paraíso, também foi destaque por reunir hospedagem, conservação e pecuária.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a repercussão positiva das publicações é uma forma importante de mensurar o sucesso de uma press trip, ferramenta usada pela Embratur para estimular jornalistas estrangeiros a vivenciarem experiências turísticas no Brasil. “Temos no Pantanal um destino único e diverso. Além do ecoturismo, o turista internacional encontra sustentabilidade e aventura. Pudemos mostrar isso por meio da press trip, assim como temos levado os atrativos da região às feiras de turismo no mundo todo. Promover internacionalmente o Pantanal no mercado do Reino Unido posiciona o Brasil como um destino que oferece, além de beleza, contato direto com a natureza”, afirma Freixo.

Turismo em crescimento

De acordo com o Portal de Dados Embratur, 76,5 mil turistas internacionais visitaram Mato Grosso do Sul em 2024, representando um acréscimo de 8,9% em comparação com 2023 (70,2 mil). A tendência de crescimento do estado segue a de todo o Brasil, que bateu recordes históricos de visitantes estrangeiros em 2024, recebendo 6.773.619 turistas, um aumento de 14,6% em comparação com 2023.

Turismo de luxo no Pantanal brasileiro

Além do ecoturismo, o turismo de luxo no Pantanal também é um atrativo destacado pelo público europeu. Em janeiro deste ano, a publicação londrina Condé Nast Traveler incluiu o Caiman Pantanal, localizado em Miranda, na lista dos Melhores Hotéis e Resorts do Mundo: The Gold List 2025. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou que essa escolha é resultado do trabalho da agência para mostrar toda a diversidade que o Brasil tem a oferecer. “Temos um Brasil diverso que está sendo mostrado ao mundo. A classificação de um resort de luxo localizado no Pantanal mostra que estamos conseguindo apresentar nosso país, que vai muito além das praias e do Carnaval”, ressaltou.

Onçafari e o turismo regenerativo

O projeto Onçafari, promovido por uma ONG homônima, é outro destaque em diversas publicações internacionais. A iniciativa visa conservar a biodiversidade brasileira através da proteção de áreas naturais e do apoio ao desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais. Presente na Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal, o projeto já monitorou mais de 300 onças-pintadas. Em abril do ano passado, a Embratur, através do presidente Marcelo Freixo, fez uma adoção simbólica de uma onça-pintada para o compositor e imortal da Academia Brasileira de Letras, Gilberto Gil. A ação faz parte de uma estratégia para promover o turismo regenerativo, permitindo que visitantes conheçam a fauna e flora nativas e contribuam com projetos de conservação.

Press trips

A Embratur promove press trips para divulgar o Brasil e incentivar publicações em veículos internacionais, mostrando os atrativos do país. Durante essas viagens, jornalistas e influenciadores estrangeiros são convidados a conhecer experiências turísticas brasileiras, permitindo que relatem suas vivências e promovam o destino em suas respectivas plataformas.