Localizada na Rodovia Turismo km 2 rural, cerca de 4 km de distância do centro de Bonito, MS. em média, o percurso demora 10 minutos de carro.
A propriedade conta com 50 hectares, sendo que 49 hectares são de mata nativa preservada.
Por causa da sua localização e estrutura, independente do clima, a temperatura na caverna é sempre agradável, entre 23 °C e 26 °C. Além disso, como a entrada e a saída da gruta são em lugares diferentes, ela é bem ventilada.
O passeio de visitação na Gruta da Catedral (antiga Gruta São Mateus) tem como ponto de partida o terceiro andar do Museu Cultural Kadiwéu. Lá os participantes recebem os equipamentos de proteção individual e algumas informações de segurança do guia de turismo.
Em seguida, o tour começa com uma trilha suspensa de 15 metros de comprimento e 5 metros de altura. Depois disso, os visitantes seguem por uma trilha no meio da mata, de cerca de 320 metros, até a entrada da Gruta da Catedral (antiga Gruta São Mateus), que fica a 150 metros de altura.
Apesar da entrada singela, o interior da caverna é impressionante. Durante o percurso, o visitante vai subir cerca de 60 degraus e depois descer aproximadamente 90 metros abaixo da terra.
![](https://destinosbr.com.br/wp-content/uploads/2022/12/f521b9_21f0111f6be5408fb0048c1a118b44famv2.jpg)
No interior da gruta, os turistas vão encontrar formações geológicas que foram geradas naturalmente pela água durante milhões de anos, como estalagmites, estalactites, coralóides e colunas de tamanhos e cores diferentes, que lembram a arquitetura externa das catedrais medievais góticas.
Durante o passeio, o guia explica alguns dados interessantes sobre a Gruta da Catedral (antiga Gruta São Mateus) e sinaliza as principais formações geológicas, além de cuidar da segurança de todos no grupo. Também é permitido fazer paradas para tirar fotos!
Por ser uma gruta seca, a Gruta da Catedral (antiga Gruta São Mateus) abriga alguns animais. Por isso, não é raro ver morcegos e outros bichos. Além disso, também é possível ver tucanos, macacos e araras durante a trilha de ida e volta.
Quando a trilha por dentro da gruta termina, os visitantes fazem o caminho de volta ao Museu Cultural Kadiwéu pela mesma trilha em que chegaram.
Museu Cultural Kadiwéu
O ingresso para a Gruta São Mateus (Bonito) inclui a livre visitação ao Museu Kadiwéu. Além de servir como recepção, o museu conta a história do município de Bonito, MS, por meio de artigos históricos, muitos deles doados por moradores e com valor inestimável.
![](https://destinosbr.com.br/wp-content/uploads/2022/12/thumb_grutas_de_sao_matheus_bonito_ms.jpg)
O casarão que abriga o Museu Cultural Kadiwéu fica em um jardim arvorado e possui três andares. No primeiro andar, existe uma mostra de carros antigos e, no segundo, uma exposição de animais empalhados encontrados na região.
O terceiro andar do museu é onde os visitantes recebem as instruções e os equipamentos de segurança para o passeio na Gruta da Catedral (antiga Gruta São Mateus).
O que levar
• Garrafa com água
• Máquina fotográfica
• Roupa leve
• Protetor solar
• Repelente
• Tênis ou outro sapato fechado com sola antiderrapante
• Dinheiro em espécie
Atente-se para as recomendações
Duração do passeio: o percurso demora cerca de 1h40, mas pode variar de acordo com a necessidade do grupo.
Horário de funcionamento: todos os dias, das 07h30 às 16h30.
Restrições: o passeio não pode ser realizado por crianças menores de 5 anos de idade. Ele também não é recomendado para pessoas com mobilidade reduzida, deficientes ou pessoas com labirintite. São permitidos no máximo 15 pessoas por grupo durante a visitação na gruta. O passeio pode ser cancelado em caso de condições climáticas adversas
Regras de utilização: é obrigatório usar sapato fechado com sola antiderrapante (tênis) e permanecer com os equipamentos de segurança fornecidos durante todo o passeio.
Estrutura
• Banheiro
• Estacionamento
• Não há acesso para cadeirantes ou banheiros adaptados
• Wi-fi
• Guarda-volumes
• Restaurante, lanchonete, bar e quiosque