O município de Bodoquena foi oficialmente reconhecido como um dos TOP 100 Stories da Green Destinations, destacando-se no cenário global como referência em turismo responsável e sustentável. A entrega do reconhecimento foi realizada durante a Conferência Global da organização holandesa, realizada nesta semana, em Punta Arenas, no Chile, com 14 destinos sendo reconhecidos.
Reconhecimento Internacional
Representando o Senac MS, Camila Fernandes, consultora de educação profissional voltada ao turismo, participou da cerimônia de premiação e trará o certificado para Mato Grosso do Sul. O reconhecimento solidifica a posição de Bodoquena como referência global em turismo sustentável, inspirando outras localidades a seguirem o mesmo caminho.
Programa DEL Turismo
Com a história “Parceria ambiental: fortalecendo comunidades por meio do turismo”, Bodoquena se destacou entre os destinos brasileiros que participaram da competição. A cidade integra o Programa DEL Turismo, uma iniciativa do Instituto DEL em parceria com o Sistema Comércio, por meio do Senac MS, com apoio da Fundação de Turismo do Estado. O programa visa promover o turismo sustentável e fortalecer a governança local de destinos turísticos, unindo esforços da comunidade, do governo e do setor privado.
Avaliação e Impacto
A inclusão no TOP 100 Stories é resultado de uma rigorosa avaliação baseada em até 30 indicadores de sustentabilidade alinhados às diretrizes do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC). O reconhecimento destaca Bodoquena como modelo de boas práticas em preservação ambiental, educação e inclusão social. Além disso, abre portas para uma visibilidade internacional ainda maior, já que os destinos selecionados tornam-se automaticamente elegíveis ao Green Destinations Stories Awards, cuja premiação será realizada durante a ITB Berlin 2025, o maior evento de turismo do mundo.
Destinos Brasileiros Premiados
Entre mais de 170 histórias escritas, os destinos brasileiros premiados foram:
- Barão de Cocais (MG)
- Bodoquena (MS)
- Bombinhas (SC)
- Bom Jardim da Serra (SC)
- Fernando de Noronha (PE)
- Itá (SC)
- Penha (SC)
- Rota do Enxaimel (SC)
- Santa Cruz (RN)
- São Miguel do Gostoso (RN)
- Sirinhaém (PE)
- Tamandaré (PE)
- Tibau do Sul (RN)
- Treze Tílias (SC)
Cada um deles representa um exemplo concreto de como o turismo responsável pode transformar comunidades e proteger o meio ambiente.
Sobre a Green Destinations e o DEL Turismo
Fundada em 2014, a Green Destinations apoia destinos e empresas a adotarem práticas mais responsáveis, por meio de um programa abrangente de certificação, relatórios de avaliação e ferramentas de suporte. No Brasil, o Instituto DEL é o parceiro responsável pela operação desse programa e pela promoção do turismo sustentável no País.
Em Mato Grosso do Sul, o Senac também desenvolve uma parceria com o Instituto DEL nas consultorias para certificação internacional creditada pelo GSTC – Conselho Global de Turismo Sustentável, para mapear e nortear práticas de sustentabilidade de empreendimentos turísticos, com o selo Good Travel Seal.