Comemorando três anos de funcionamento desde sua inauguração em 28 de março de 2022, o Bioparque Pantanal consolida-se como um dos maiores empreendimentos turi-científicos do Brasil. O espaço, localizado em Campo Grande, é símbolo de inovação ao integrar turismo, educação ambiental, pesquisa, conservação, cultura e lazer. Já atraindo mais de um milhão de visitantes, o Bioparque se tornou uma ferramenta essencial para conscientização ambiental.

Maria Fernanda Balestieri, diretora-geral do Bioparque, ressaltou seu impacto social e educativo, além das parcerias com instituições de pesquisa e universidades para estudos sobre a biodiversidade. O local abriga 458 espécies e desempenha um papel fundamental na reprodução de animais ameaçados e na reabilitação de indivíduos que não podem retornar à natureza.

O Bioparque Pantanal também gera reflexos positivos no turismo e economia local, fortalecendo setores como hotelaria e comércio, enquanto se destaca em inclusão, com projetos como “Bioparque para todos – Iguais na Diferença”. Com recursos como audiodescrição, guias em braile e acessibilidade plena, o espaço garante experiências enriquecedoras para pessoas com deficiência.

Inovando continuamente, o Bioparque firmou parceria com Fecomércio e Senac MS para obter certificação internacional de sustentabilidade. Segundo Balestieri, a jornada de crescimento e preservação ambiental do Bioparque reforça sua missão de inspirar e educar, provando que é possível aliar lazer, ciência e responsabilidade ambiental em um único lugar.