Com o apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Cultura (FCMS), e o financiamento da Funarte (Fundação Nacional de Arte), o Circo do Mato inicia o ano de 2025 com a estreia do espetáculo “Ponto de Partida”. Transcendendo barreiras geográficas e culturais, o show terá apresentações em Campo Grande e Salvador neste mês de janeiro.

Em Campo Grande, as apresentações ocorrerão na sede da companhia nos dias 17, 18 e 19. Na capital baiana, o espetáculo será itinerante, com sessões em três espaços culturais: Teatro Sesc Rio Vermelho (23), Teatro Sesc-Senac Pelourinho (24 e 25) e Casa Preta Espaço de Cultura (26). Os ingressos serão trocados por doações de alimentos não perecíveis, fraldas geriátricas e materiais de higiene, que beneficiarão instituições sociais locais.

Dirigido por João Lima, com texto de Breno Moroni e atuação do artista Mauro Guimarães, “Ponto de Partida” explora a história de um palhaço idoso, vindo de uma família tradicional de circo, que espera por uma carona para sua última apresentação. A narrativa se desenvolve a partir deste ponto de partida, oferecendo uma reflexão sobre a condição humana e o papel do idoso na sociedade.

O espetáculo marca o primeiro solo da Cia Circo do Mato e do ator Mauro Guimarães, que traz seu palhaço característico em uma nova roupagem. A produção enfrentou desafios ao longo de 10 anos até sair do papel, atravessando um intenso processo de montagem, que incluiu encontros virtuais e presenciais entre diretor e elenco.

A estreia em Campo Grande será um momento especial para o grupo, que também se prepara para levar o espetáculo a Salvador, proporcionando um diálogo entre culturas e destacando a essência do Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil.

Serviço:

Campo Grande

  • Dias: 17, 18 e 19 de janeiro de 2025
  • Horário: 20h
  • Local: Sede do Circo do Mato
  • Endereço: Rua Tonico de Carvalho, 263 – Bairro Amambaí, Campo Grande/MS

Salvador

  • 23 de janeiro de 2025: Sesc Rio Vermelho, às 20h (Rua Borges dos Reis, 9 – Rio Vermelho)
  • 24 e 25 de janeiro de 2025: Teatro Sesc-Senac Pelourinho, às 20h (Largo do Pelourinho, 19 – Pelourinho)
  • 26 de janeiro de 2025: Casa Preta Espaço de Cultura

O projeto é financiado pelo Programa Funarte (Fundação Nacional de Arte) retomada 2023 – Circo, do MinC – Ministério da Cultura, Governo Federal. Informações adicionais estão disponíveis no Instagram @circodomato.