Com troca de discos, apresentações artísticas e valorização da cultura local, o coletivo Salve o Vinil realiza primeira edição de 2025 neste domingo (18), no centro da Capital

No ritmo da agulha sobre o vinil, Campo Grande revive o charme atemporal da música em sua forma mais nostálgica. Neste domingo (18), das 14h às 18h, o coletivo Salve o Vinil promove mais uma edição do seu tradicional encontro gratuito, reunindo colecionadores, amantes da música e artistas locais no Ramita Cafés – unidade Centro, na Rua 14 de Julho, n.º 1.647.

Criado pelo DJ e colecionador Julio Prodigy, ao lado do DJ Chico, o projeto tem como missão reacender a paixão pelos LPs e promover conexões culturais por meio da música, da troca de experiências e da arte. “Nosso encontro é uma manifestação cultural. É para as pessoas trazerem suas coleções, conversarem sobre, curtirem e ouvirem juntas, compartilharem discos entre si, independentemente da idade ou da preferência musical”, afirma Julio, que tem mais de mil vinis em seu acervo.

Mais que um hobby, o colecionismo de discos tem se tornado uma forma de resgatar memórias afetivas e criar novas conexões. “O vinil não perde a validade, ele passa de mão em mão, carrega história, roda. Um pouco de nostalgia nos mantém vivos, e reviver o passado é saber de onde viemos e pensar para onde vamos”, reflete Julio.

A programação desta edição está recheada: duelo de rima com a Batalha Delax #6, venda de livros e vinis com a Livraria Hamurabi, exposição de marcas regionais de moda, performance de dança e os DJs Julio e Chico comandando os toca-discos com muito groove.

Segundo dados da Pró-Música Brasil, a venda de mídias físicas cresceu 31,5% em 2024, com os vinis liderando esse movimento. Para Julio, isso se explica facilmente: “O mundo está rápido demais. O vinil exige calma. É uma forma de desacelerar, de sentir a música de verdade. A calmaria mágica já está na própria sigla LP: long play”.

Desde sua criação, em 2021, o Salve o Vinil já realizou mais de 30 encontros, sempre com o propósito de democratizar o acesso à cultura, fortalecer a cena musical local e celebrar o passado com os ouvidos voltados para o presente.

Serviço

Salve o Vinil – Edição Ramita Cafés (Centro)
Local: Ramita Cafés – Rua 14 de Julho, 1.647, loja 2
Data: Domingo, 18 de maio
Horário: Das 14h às 18h
Entrada: Gratuita
Informações: @salve.vinil no Instagram