O Município de Água Clara fica na estrada que leva ao estado de São Paulo, a 198 km da capital Campo Grande.
A margem esquerda do rio verde, região de beleza fascinante, encantadora, serena que possuía as sonoridades da solidão, dóceis a qualquer ruído, apenas quebrada pelos rugidos das onças pelo cantar das canoas das seriemas em todas as extensões de suas matas.
Assim começa a história da região, de uma cidade, de como Água Clara nasceu e quem foram seus desbravadores, um roteiro fiel dos trabalhos e das esperanças bem sucedidas dos seus povoadores.
Em 1913 com a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, forma se um povoado que passa a ser conhecido como Rio Verde, nome resultante devido o povoado ser banhado pelo Rio Verde, a povoação a princípio formada apenas por construtores da estrada, foi acrescida de comerciantes.
Um dos primeiros nomes a ter destaque no comércio desta região foi o Sr. Fenelon da Costa, com a firma CALDEIRA E FENELON com matriz em Três Lagoas. O pequeno agrupamento de casas foi evoluindo devido às necessidades surgidas para a instalação dos trilhos da NOB, surgiu à primeira Indústria ao fornecimento de madeiras para os dormentes da estrada. Como pioneiros da indústria (fabrica de mandioca e açúcar) podemos citar os nomes do Sr. Antônio Aparecido e do Sr. Benevenuto Ottoni, o qual veio ganhar posteriormente uma homenagem com seu nome batizado em uma das principais Avenidas da cidade.
No ano de 1932, devido ao crescimento que atingiu o povoado de Rio verde, foi reconhecido como Distrito de paz de Três Lagoas, com o nome alterado para Água Clara, considerando-se a água cristalina que abastecia a população e que essa água era proveniente do córrego Água Clara, mudou o nome que permanece até os dias de hoje. No ano de 1953, pela Lei nº 676, de 11 de dezembro, o Distrito de Água Clara é elevado à categoria de Município, sendo sua instalação efetivada a 08 de fevereiro de 1954, assumindo provisoriamente a Prefeitura o Juiz de Paz, Sr. Cassiano Vitório da Silva.
Pelas eleições marcadas e realizadas no dia 03 de outubro deste mesmo ano é eleito Evaristo Mariano Rodrigues, o primeiro Prefeito Municipal de Água Clara. A partir de 1954, com a realização das eleições de 04 em 04 anos, outros prefeitos passaram pelo Município, cada um deles deixando sua parcela de contribuição para o desenvolvimento do Município.
Sua economia é baseada fundamentalmente no plantio e extração de madeiras, no plantio de soja e na pecuária. Seu acesso privilegiado, perto da divisa com o estado de SP e distante 180 km da capital, Campo Grande, atraiu muitos investimentos nas décadas de 80 e 90.
Água Clara possui uma área de 11063,4 km², e suas terras representam 3,09% do Estado de Mato Grosso do Sul. O município conta com três distritos: Pouso Alto, Bela Alvorada e São Domingos.
A cidade conta com cerca de 30 indústrias de madeireiras. A matéria-prima é utilizada na fabricação de móveis, mangueiros, utensílios domésticos e até casas. Água Clara foi um dos municípios de MS que se destacaram no Reflorestamento.
Recente conquista para alavancar ainda mais a economia da cidade é a construção da Hidrelétrica São Domingos, na confluência dos Rios Verde e São Domingos, entre os municípios de Água Clara e Ribas do Rio Pardo. As obras começaram a pouco e deve gerar, em média, 1.500 postos de emprego, durante os 27 meses de atividades. Serão investidos R$ 290 milhões na construção da usina, além de gerar aproximadamente 9 milhões anuais em ICMS e levar mais investimentos para Água Clara
Como chegar em Água Clara/MS?
A grande maioria dos visitantes opta por chegar no destino de avião, desembarcando Aeroporto de Campo Grande.
A distância do Aeroporto de Campo Grande até Água Clara/MS é de 204 km e é aqui que entram os demais transportes. Então, tenha em mente que ainda precisará de um transporte do aeroporto até a cidade de Água Clara.