O município está localizado próximo da fronteira com o Paraguai, a história de Amambai se confunde com a história da erva mate sul-mato-grossense.
Com o tempo Amambai passou de paragem de carretas a município polo da região sul de Mato Grosso do Sul.
Infelizmente esta colonizadora conseguiu localizar apenas uma família austríaca, chefiada pelo senhor Gustavo Pelz, procedente do Estado do Paraná.
Durante a demarcação de fronteiras entre Brasil e Paraguai, os grandes ervais nativos nas bacias dos rios Iguatemi e Amambai chamaram a atenção por sua cor deslumbrante e porte exuberante, começando em 1878 a exploração da erva mate nesta região.
Quando a Argentina proibiu a importação de erva-mate brasileira houve uma grande crise na região e procurou-se outras atividades comerciais. Começou a exploração da madeira, por ser uma região de bastante floresta, chamando a atenção das serrarias.
Em 28 de setembro de 1948, através do decreto Lei número 131, foi criado o município de Amambai, sendo instalado em 01 de janeiro de 1949.
Na época do ouro verde não havia crise em Amambai, mas desde que a Argentina proibiu a importação de erva-mate brasileira a cidade coleciona crises como a da febre aftosa, em que o exterior suspendeu temporariamente a importação de carne brasileira (em 2005), e a crise da demarcação de terras indígenas (em 2009). Apesar disso Amambai conseguiu lentamente tornar-se a próspera cidade que é hoje, quase toda asfaltada, com vários monumentos pantaneiros e regionais.
A população do município em 2014 era de 37 144, segundo estimativa do IBGE, o que colocava o município em 12º lugar no estado naquele ano. A densidade populacional estimada em 2014 era de 8,84 hab/km².
Como chegar em Amambai/MS?
A grande maioria dos visitantes opta por chegar no destino de avião, desembarcando Aeroporto de Campo Grande.
A distância do Aeroporto de Campo Grande até Amambai/MS é de 359 km e é aqui que entram os demais transportes. Então, tenha em mente que ainda precisará de um transporte do aeroporto até a cidade de Amambai.