
O Município de Rio Verde de Mato Grosso distante 201 km da capital Campo Grande.
Os primeiros habitantes das terras que hoje constituem o Município de Rio Verde de Mato Grosso foram os Índios Caiapós.
As expedições dos Bandeirantes no século XVII desbravaram a região do Rio Pardo, Rio Camapuã e Rio Coxim, chegando ao Rio Taquari em busca das terras dos Índios Caiapós.
Durante a Guerra do Paraguai, as terras do atual município serviram de passagem para as tropas imperiais na campanha que ficou celebre através do livro “A retirada da Laguna”, de Visconde de Taunay.
Os habitantes mais antigos da região, consequentemente os que determinaram a formação do núcleo do atual município de Rio Verde, foram: Américo de Souza Brito, Alcides Pitan, Antônio Vitorino da Costa, José Maria da Costa Diniz, Sabino José da Costa, José de Lara Falcão, Teodoro de Lara Falcão, Domingos Ribeiro Guimarães, Pedro Vieira de Almeida, Fernando Vieira de Almeida, Benedita da Costa Marques, Joana Antônio de Oliveira, Marcolino Barbosa de Lima, Virgílio Anastásio da Silva, Cristiano Estevam Correia e Porfírio Gonçalves.
No início da segunda década do século XX a descoberta de pedras preciosas nos rios da região, atraiu muitas pessoas em busca de riqueza formando na região um garimpo onde a maioria oriunda do Nordeste brasileiro.
A Lei n° 707, de 16 de dezembro de 1 953, depois retificada pela Lei n° 370, de 31 de julho de 1954 criou o município de Rio Verde de Mato Grosso, a partir do antigo distrito de Coronel Galvão, extraindo seu território dos Municípios de Coxim e Corguinho.
Uma das mais belas cidades de Mato Grosso do Sul, referência em turismo rural e de aventura.
O município reúne inúmeras atrações como cachoeiras e rios, pousadas, fazendas e balneários onde é possível apreciar a natureza.
Com a preservação do ar interiorano preservado no município, a valorização da gastronomia típica e hospitalidade marcante são alguns dos encantos da região.
Conta com cachoeiras e balneários de águas cristalinas que na alta temporada atrai visitantes de várias partes do estado, suas pousadas, hotéis e áreas de camping estão preparados tanto para aqueles que buscam momentos de lazer e descanso em meio à natureza, tanto para aqueles que buscam aventura em meio a natureza.
No município 1,7% da área é dedicada à agricultura, principalmente as culturas temporárias e ao cultivo de forrageiras para corte e 73,3% da área da área de pastagem. O setor que mais gera valor ao município é o de Comércio e Serviços.
Entre as industrias instaladas no município o destaque está no setor cerâmico, com cinco unidades que produzem tijolos, lajotas etc, a cidade se destaca como um dos principais polos cerâmicos da região centro-oeste, o município também conta com uma fábrica de chapéus e acessórios.
Como chegar em Rio Verde de Mato Grosso/MS?
A grande maioria dos visitantes opta por chegar no destino de avião, desembarcando Aeroporto de Campo Grande.
A distância do Aeroporto de Campo Grande até Rio Verde de Mato Grosso/MS é de 201 km e é aqui que entram os demais transportes. Então, tenha em mente que ainda precisará de um transporte do aeroporto até a cidade de Rio Verde de Mato Grosso.