Na tarde de quarta-feira (27), no auditório do Bioparque Pantanal, foi lançada a terceira edição da Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI), a segunda a ser realizada no Brasil. O evento acontecerá em Bonito de 19 a 25 de março de 2025 e tem como objetivo compartilhar experiências e conhecimentos sobre o modelo de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI).
Este evento de relevância internacional é organizado pelo Instituto Cidades do Futuro (representado no Brasil pela empresa Cidades do Futuro SEL), com apoio da FundturMS, Prefeitura Municipal de Bonito, Sistema Fiems, FUNDECT e SEBRAE-MS.
A FIDI será uma experiência presencial na qual autoridades públicas, empresas, instituições, líderes em turismo e tecnologia, de diferentes partes do mundo, compartilharão práticas e conhecimentos sobre o modelo de destino inteligente. Representantes de todos os setores envolvidos terão a oportunidade de posicionar seus destinos ou marcas, criar vínculos, inspirar-se e captar tendências.
Vanguarda do Modelo DTI no Brasil
Lívia Maria Silva Souza, consultora no Instituto Cidades do Futuro, esclareceu que a metodologia DTI surgiu na Espanha em 2012 e foi trazida ao Brasil em 2021 pelo Ministério do Turismo, adaptando-se às particularidades do território brasileiro. O DTI se baseia na inovação, sustentabilidade, valorização da comunidade local e governança.
Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundtur MS, afirmou que a FIDI materializa uma estratégia de Estado focada na inovação, sustentabilidade, turismo responsável e governança. Ele destacou o papel do DTI em tornar o turismo uma economia limpa e bem planejada.
Apoio Governamental e Institucional
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, destacou a importância da FIDI como parte de um processo governamental que leva a sustentabilidade a sério. Sandra Amarilha, diretora técnica do Sebrae-MS, reforçou o compromisso da instituição com o desenvolvimento econômico do estado e o papel do turismo como uma cadeia relevante que movimenta milhões.
Juliane Salvadori, secretária municipal de Turismo, Indústria e Comércio e vice-prefeita eleita de Bonito, expressou sua alegria pela realização da FIDI no município e agradeceu o apoio do Governo do Estado para viabilizar projetos ambientais.
Conclusão e Expectativas
Marcelo Miranda, secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, e Raquel Belmira, coordenadora do Programa Destinos Turísticos Inteligentes em Campo Grande, enfatizaram a importância da FIDI para o desenvolvimento contínuo do turismo no estado, destacando a inovação, sustentabilidade e a melhoria contínua dos destinos turísticos.
A 3ª edição da FIDI promete ser um evento de grande impacto, posicionando Bonito e Mato Grosso do Sul como referências internacionais em destinos turísticos inteligentes.