Localizada na Rodovia Bodoquena, S/N Km 26, Zona Rural, no município de Bodoquena a 62 km de Bonito. Seguindo pela MS-178 gasta-se cerca de 1 hora na viagem saindo de Bonito, com estradas asfaltadas em ótima qualidade e apenas 13 km de estrada de terra.

Boca da Onça Ecoturismo é conhecido pelas suas maravilhas naturais, sobretudo os riachos de águas translúcidas, repletos de incontáveis depósitos de delicadas e belas tufas calcárias, que formam cachoeiras e piscinas naturais.

Como é o passeio de Trilha e Cachoeiras Boca da Onça

Ao chegar receptivo Boca da Onça Ecoturismo o visitante é recebido com um delicioso café da manhã, que está incluso no valor do passeio. Os grupos são divididos de acordo com os horários contratados e, após uma breve reunião explicando a experiência, o passeio terá início.

Partindo do alto do cânion do Rio Salobra, a mais de 82 metros de altura, é iniciada a trilha, em volta de paisagens magníficas e deslumbrantes. É nesse local também que se localiza a plataforma suspensa, servindo como base de apoio para as atividades de rapel Boca da Onça.

É também nessa mesma plataforma que os visitantes podem conferir a inesquecível vista da Serra da Bodoquena.

Seguindo pela trilha, após poucos minutos de caminhada, a principal atração do roteiro de caminhada surge diante dos olhos dos turistas: a famosa Boca da Onça. Por meio de seus 156 metros, Boca da Onça é a mais alta cachoeira localizada no Mato Grosso do Sul.

Buraco do Macaco, uma experiência singular na qual o visitante passa por uma pequena passagem de gruta e entra literalmente em um buraco rodeado pelas águas que caem. É comum muitos dizerem que esta é a cachoeira mais incrível já experimentada.

Parte do percurso possui uma escadaria íngreme de 800 degraus, que será descida ou subida dependendo de onde o grupo inicie o passeio. Por ser uma trilha longa e mais demorada, no meio do trajeto existe um quiosque de apoio com bar e sanitários. Nesse ponto o grupo realiza uma pequena pausa para recarregar as energias.

Como parte da experiência o visitante ficará maravilhado com a Janela do Céu Boca da Onça, um maravilhoso espelho d’água com vista infinita inesquecível! Nesse ponto o grupo faz uma pausa para contemplação e, é claro, para tirar fotos memoráveis, “obrigatórias” para uma viagem pela região de Bonito/MS!

Maior Rapel de plataforma do Brasil com 90 metros

Para evitar o desgaste das delicadas rochas calcárias, a operação do rapel é feita em negativo – sem o apoio dos pés na pedra. Para viabilizar a prática, foi construída uma estrutura metálica de 34 metros de comprimento que avança 15 metros sobre o precipício. Conhecimento em instruções de Rapel! 

Ao longo dos anos, a Boca da Onça foi aperfeiçoando os treinos, aumentando a infraestrutura e adquirindo vasta experiência na prática de técnicas verticais. O Rapel é uma atividade que requer muito conhecimento prático e fundamentos de segurança para proporcionar uma descida segura aos visitantes. 

O local foi todo construido por engenheiros e com experiência em estruturas como a plataforma de rapel que temos na fazenda. Os equipamentos são revisados diariamente por profissionais da Boca da Onça que receberam treinamento para avaliar a possível troca do equipamento dentro das normas de segurança. 

Nosso foco é proporcionar a melhor experiência de Rapel com segurança, emoção e aventura.

A equipe do rapel é formada por profissionais qualificados, treinados regularmente sob a supervisão de um técnico certificado. Todo material é vistoriado e trocado conforme os protocolos de segurança.

Crianças a partir de 05 anos já podem experimentar esta grande aventura na Boca da Onça. 

Quem faz nunca esquece. A vista é surpreendente da Serra das Bodoquena a quase 200 metros do rio Salobra. Escolha o rapel com a trilha Adventure e tenha o máximo de aventura no passeio Boca da Onça.

Receptivo no Boca da Onça Ecoturismo

Um dos grandes diferenciais da Boca da Onça é seu zelo pelo meio ambiente. Hoje, dos 2000 hectares, área total da fazenda, 45% são dedicados à pecuária e 55% à preservação ambiental. O objetivo é a conservação das matas, das nascentes de água e do rio Salobra. Todas as nascentes estão situadas dentro da propriedade o que garante a pureza de sua água.

Visite o Museu Boca da Onça e conheça fragmentos da história em nossa região onde os antigos exploradores chamavam de Mar de Xaraés.

Em nosso receptivo temos uma moderna e aconchegante estrutura oferecendo muito conforto para você e sua família. Você pode optar por passar o dia em nosso receptivo.

Nossas piscinas são de água corrente de uma nascente atrás do nosso receptivo com 4 tanques cheios de peixes e uma vista deslumbrante para relaxar e curtir seu momento.

O café da manhã é oferecido na fazenda logo de manhã, local de onde se parte para o início do passeio pela trilha.

O passeio que percorre o Complexo de Trilhas e Cachoeiras é concluído com a chegada no receptivo. E é exatamente nesse local que pode ser encontrado um almoço delicioso, preparado na fazenda Boca da Onça.

Tradicionalmente, o almoço é preparado no fogão a lenha. O cardápio é bastante variado, do qual fazem as principais comidas típicas da região.

O restaurante do receptivo também conta com pratos alternativos para os visitantes vegetarianos ou veganos.

O almoço no receptivo, assim como o café da manhã antes do passeio, estão inclusos no valor do ingresso.

Por que o nome Cachoeiras Boca da Onça?

O nome do atrativo se dá pela imponente Cachoeira Boca da Onça, umas das presentes no trajeto da trilha. A cachoeira, por sua vez, recebeu o nome por possuir uma estrutura rochosa em seu paredão que lembra a face do animal.

Além disso, segundo uma história do antigo dono da propriedade, a fazenda em si foi batizada como Boca da Onça por causa de um episódio no qual ele teve uma experiência muito complicada enquanto tentava salvar um veado das garras de uma onça.

As tufas calcárias das Cachoeiras Boca da Onça

O local possui dezenas de cachoeiras com águas transparentes, pois suas nascentes estão localizadas em depósitos de calcário muito puro, com alto teor de bicarbonato. A água  escorre pelo leito do riacho e, quando encontra sedimentos, faz com que estes se depositem no fundo (decantação). Ao longo do tempo, reveste esses resíduos, constantemente, com uma camada de calcário.

água límpida, o alto teor de calcário e a constante deposição sedimentar (galhos, folhas, algas e musgos) no leito dos rios formam as “tufas” calcárias, expressão que tem origem nos tempos romanos e era usada para descrever materiais porosos. Esse processo cria esculturas naturais de incrível beleza e está em constante transformação: por isso, diz-se que as “cachoeiras da Serra da Bodoquena crescem”.

A abundância de água na serra já era reconhecida pelos seus primeiros habitantes, os índios da tribo Guaicurú que deram à região, o nome de Bodoquena que significa “nascente em cima da serra”.

Curiosidades sobre Boca da Onça e dicas para aproveitar o passeio pela trilha

Para aguçar ainda mais a vontade de quem pretende visitar esse Complexo de Trilhas e Cachoeiras, separamos algumas curiosidades relacionadas à atração, bem como dicas para deixar sua experiência ainda mais memorável.

Todos os visitantes recebem um belíssimo café da manhã antes do início das trilhas. Assim, conseguem iniciar a caminhada já munidos com doses extras de energia.

Toda a beleza cênica do ambiente que é visto durante o passeio pela trilha é incrível e pode render fotos maravilhosas para recordação, com destaque especial ao Buraco do Macaco.

Durante o percurso, podem ser encontradas escadas com corrimão de segurança em algumas áreas da trilha. Partindo do tipo do canyon até a base da Cachoeira Boca da Onça, são 866 degraus.

O viajante pode escolher entre diferentes tipos de trilhas. As distâncias, percursos e intensidade são diferentes. As mais comuns são a Trilha Discovery e a Trilha Adventure.

Dá para curtir de várias formas, mas a favorita dos turistas é nadar, chegar embaixo da queda d’água e fazer fotos de tirar o fôlego.

Convém que o visitante leve consigo alimentos leves e frutas na mochila. Como o passeio dura um dia inteiro, o organismo precisa repor suas energias durante a caminhada.

As refeições oferecidas durante o passeio pelas trilhas são consideradas como parte complementar e fundamental da experiência a ser vivida. Por isso, o almoço é assinado pelo Chef Sylvio Trujillo, célebre chef de cozinha nesta região.

Orientações

O passeio oferece café da manhã, almoço e acompanhamento de Guia Credenciado.

A idade mínima recomendada é de 03 anos

Restrição para mulheres gestantes e pessoas com problemas cardíacos.

Estrutura

• Vestiário

• Guarda Volumes

• Piscina

• Redário

• Restaurante, lanchonete, bar e quiosque

• Ducha Natural

• Sanitários adaptados para deficientes

• Loja Souveniers

• 02 piscinas naturais com água corrente

• Aceita Cartão de Crédito

• Aluguel de Papetes

O que levar

• Toalhas

• Roupas de Banho

• Cartão de Crédito

• Dinheiro em espécie

• Roupas Leves

• Tênis

• Protetor Solar

• Repelente

Atente-se para essas informações

• O passeio dura um dia inteiro

• Idade mínima permitida de 12 anos ou acima de 50kg

• Uso de tênis é obrigatório

• Não existe wi-fi nas proximidades

plugins premium WordPress