Monumento religioso, onde a antiga cruz localizava-se à margem direita do Rio Apa e, à esquerda de quem descia ao rio com destino à congênere Bella Vista Norte – a cavalo ou de carreta de bois, naquela época.

A 14 de agosto de 1930, chegavam a Bela Vista, vindos de São Paulo, os primeiros padres redentoristas. Em 09 de agosto de 1931, os padres começaram a “primeira missão” em Bela Vista-MS, com a duração de dez dias e dedicada a São João Batista; sob o lema: “Salva Tua Alma”.

A pesada cruz foi erguida a 18 de agosto daquele ano – último dia da missão. Em 10 de março de 1935, foi realizada uma grande procissão da quaresma – da igreja para a cruz da missão na beira do Apa.

Por decênios a cruz entalhada em madeira de lei, se manteve ereta como nossa guardiã espiritual, à margem do Apa.

Já carcomida pelo tempo e, sob a ação das intempéries e até de vândalos que a depredaram, fazendo-a de tiro ao alvo.

Foi substituída a 08 de dezembro de 2003, por imponente cruzeiro de concreto armado; numa iniciativa do prefeito Luis Carlos Cunha Tebicherane – o Lico, sendo o projeto da autoria do engenheiro Francisco Monteiro – o kiko.

Foi chantado em local próximo à antiga “Cruz do Apa”. Desta feita, trazendo suportes especiais para receberem as protetoras das duas nações: N.S. da Conceição – padroeira do Brasil e N.S. de Caacu- pê – padroeira do Paraguai.

Cemitério Histórico de Bela Vista

plugins premium WordPress