A Estância Mimosa é um dos passeios de cachoeira mais procurados de Bonito e uma de suas maiores referências em ecoturismo e conservação ambiental.
Logo ao chegar ao receptivo você vai se deparar com uma típica fazenda do Mato Grosso do Sul. A antiga sede de madeira, apesar de bem conservada, foi totalmente reestruturada para acomodar os visitantes, que são milhares todos os anos.
Uma das atrações da Estância Mimosa é o jacaré centenário chamado Tony!
Ele vive no lago calmo que fica em frente à sede da fazenda e está super entrosado com a movimentação turística.
Em ocasiões especiais ele faz aparições inesperadas e costuma fazer muito sucesso com os visitantes.
O intuito é proporcionar diversão para pequenos grupos, sempre acompanhados por um guia de turismo durante os 2,8 mil metros de trilha, onde é possível observar aves e muitas outras espécies de animais além de uma vasta variedade de árvores.
A Estância Mimosa é uma das trilhas mais incríveis do Brasil. Trata-se de uma trilha de ecoturismo com 80% da área ocupada por florestas naturais, e 66% transformado em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).
A Estância começa a 1.800 metros da antiga sede da fazenda do Mato Grosso do Sul – onde fica o receptivo – e vai até o início da trilha de 2.800 metros (ida e volta).
Um trecho do passeio de trilha e cachoeiras da Estância Mimosa é feito de barco movido a energia solar por 500 metros.
O trajeto passa por uma mata ciliar do Rio Mimoso, cercado por leitos de riachos, pequenas grutas e 10 cachoeiras, sendo 9 delas disponíveis para banho em uma piscina natural de águas cristalinas.
Os visitantes também têm acesso a uma plataforma de salto de 6 metros de altura, às passarelas suspensas e aos mirantes com vista para a Serra da Bodoquena, cujos morros formam o vale por onde passa o Rio Mimoso.
A propósito, Mimoso está entre duas fazendas: a Estância Mimosa e o Parque das Cachoeiras. Ambas são perfeitas para a sua viagem, mas a Mimosa é mais atrativa.
Como chegar
atrativo Estância Mimosa Ecoturismo – Cachoeiras em Bonito MS está localizado a menos de 25 km do centro da cidade de Bonito, o equivalente a 28 minutos de viagem se você estiver de carro.
O acesso é feito pela MS -178 que liga Bonito a Bodoquena.
Para chegar na fazenda você pode usar carro próprio ou alugado. Como a estrada está sempre em boas condições, não há necessidade de ser um veículo 4×4!
Você também pode usar o transporte compartilhado de van para o passeio que é muito prático e oferece saídas diárias com preços econômicos.
O Passeio
Chegando no receptivo são formados os grupos de máximo de 12 pessoas onde são passadas todas as orientações.
Com o grupo formado, o guia de turismo verifica se todos atendem aos requisitos de segurança – como o uso de calçados adequados – e passa as informações extras sobre o passeio pela trilha e cachoeiras de Estância Mimosa (incluindo a obrigatoriedade do colete salva-vidas para crianças).
A partir desse ponto, cada grupo usa o transporte que achar conveniente para ir do receptivo até o começo da trilha de Bonito, onde deverá se reunir com outros grupos.
Juntos, eles iniciam a caminhada de 2.800 metros com o guia, em uma trilha com tablado e corrimão em boa parte do trajeto.
O percurso também conta com subidas, descidas e escadas, e uma parte deve ser feita também de barco a remo.
Para ninguém se cansar durante o passeio pela Estância Mimosa, as pessoas podem fazer paradas para banho nas belas águas das cachoeiras. É um dos melhores momentos da viagem no Brasil para curtir a natureza de Bonito.
No retorno do atrativo, os visitantes decidem ir direto ao receptivo e almoçar – caso não tenham almoçado antes do passeio.
O almoço
Como é um passeio de 4 horas e onde se gasta muito energia, na Estância Mimosa a refeição é inclusa no valor. A comida é feita no fogão à lenha (o que reforça o sabor dos alimentos) e é servida em sistema buffet onde você pode se servir à vontade!
Uma curiosidade sobre a Mimosa se refere ao cuidado com o que é servido nas refeições. Grande parte do cardápio é orgânico e chega à mesa ainda bem fresquinho!
A enorme variedade de saladas do buffet, por exemplo, é produzida todos os dias com hortaliças cultivadas na própria fazenda.
Pela iniciativa, a horta acabou se tornando um ponto de visitação dentro do passeio, principalmente para famílias que viajam com crianças e que não teriam acesso a locais como esse nos grandes centros urbanos.
E tem coisas que você só encontra mesmo se for no passeio de trilhas e cachoeiras da Estância Mimosa!
Uma delas é o famoso Doce de Leite, aliás, dependendo do dia é possível até observar a fabricação do doce de leite feito no tacho e da palha da mimosa (uma iguaria feita com biscoite e doce de leite).
Uma dica é experimentar o doce de leite quando for almoçar!
Ele é servido com queijo da fazenda e várias outras compotas de frutas da região. Assim pode avaliar por si mesmo o quanto essa delícia é capaz de adoçar a vida de uma pessoa!
Na lojinha de souvenirs do atrativo, o doce é oferecido em vários tamanhos e é uma ótima sugestão de presente.
Cavalgada na Estância Mimosa
Quem acha que a única experiência na Estância Mimosa é tomar banho de cachoeira, percorrer trilhas e tirar fotos da paisagem deslumbrante da natureza, precisa ir mais além.
Combine o passeio da Trilha e Cachoeiras em Bonito com a experiência de uma cavalgada.
Além do treinamento, os visitantes cavalgam por duas horas pelo cerrado nativo e diversas outras áreas ricas em fauna e flora, tendo a oportunidade, ainda, de garantir uma vista panorâmica da Serra Bodoquena.
Depois, o visitante pode esticar o passeio e participar da Observação de Pássaros. São mais de 250 espécies registradas dentro do Bioma Cerrado, uma incrível diversidade ambiental para quem ama ver os animais soltos na natureza.
O passeio é guiado e feito na mata do rio que já conhecemos, o Mimoso, dentro da RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural). As áreas de observação se estendem além da mata e os viajantes podem observar os animais a partir da sede da fazenda com a sua linda lagoa.
Já a Passarinhada é uma opção ideal para iniciantes, uma vez que o roteiro é mais curto. A observação da vida silvestre pode ser realizada nas redondezas do receptivo.
Não deixe de tirar fotos da Jacutinga de Garganta Azul, da Tiriba Fogo e da Pipira Vermelha, algumas das espécies registradas em Bonito.
Regras Importantes
São muitas escadas, subidas e descidas, além de fortes emoções na Trilha e Cachoeiras da Estância Mimosa em Bonito, por isso, algumas regras devem ser respeitadas para a segurança de todos.
Portanto, está proibido a entrada de pessoas nas seguintes situações:
• Não fumar
• Não comer ou ingerir bebidas alcoólicas durante a trilha ou na beira do rio
• Evitar o uso de drone
• Não usar material fotográfico sem prévia autorização
Outras restrições têm relação com a segurança do viajante durante os passeios por Bonito. É proibido calçar chinelos ou sapatos abertos, por exemplo.
O guia orienta que todos usem sapato fechado ou tênis, como itens obrigatórios. Isso facilita a caminhada e evita acidentes durante o trajeto. Porém, se você não tiver um sapato fechado, pode alugar botas de neoprene no local.
São muitas escadas, subidas e descidas, além de fortes emoções na Trilha e Cachoeiras da Estância Mimosa em Bonito, por isso, algumas regras devem ser respeitadas para a segurança de todos.
Portanto, está proibido a entrada de pessoas nas seguintes situações:
• Pessoas com problemas cardíacos, respiratórios ou com qualquer doença que limita a mobilidade
• Gestantes com mais de 24 semanas ou gravidez de risco
• Visitantes com histórico de AVC, infarto, epilepsia, choque anafilático (anafilaxia), que tenham feito cirurgia invasiva nos últimos 30 dias, e portadores de marca-passo
O que levar
• Tênis
• Protetor solar
• Repelente
• Dinheiro em espécie
• Roupa leve
• Máquina fotográfica
• Roupa de banho
• Toalhas
Estrutura
• Banheiro
• Vestiário
• Banheiros para cadeirantes
• Estacionamento
• Wi-fi
• Loja de souvenirs
• Duchas
• Guarda-volumes
• Área de descanso
• Redário
• Restaurante
• Lago