Aberto ao público desde 1995, uma empresa familiar apaixonada por natureza pronta para proporcionar ao turista uma experiência de lazer, conhecimento, segurança e preservação do meio-ambiente. O Recanto abre suas porteiras para que você possa vivenciar a natureza fantástica dos Rios Olho d’Água e Prata!

Em cada circuito, uma leve caminhada por trilha em mata nativa seguida pelo maravilhoso passeio de flutuação (snorkeling). A suave correnteza que leva peixes, folhas, gradiente de cor e luz, também carrega você rio abaixo.

Sempre acompanhados por guias especializados, uma aventura em pequenos grupos, com explicações, curiosidades e a experiência de se aventurar pelo mundo subaquático de águas cristalinas.

Medidas preventivas relativas à COVID-19 (via Plano de Contingência), cumprindo com os Programas Bonito Seguro (SEBRAE/MS) e Turismo Responsável (Min. do Turismo), além de garantir o cumprimento do selo Safe Travels do WTTC – World Travel and Tourism Council, o mais conceituado conselho internacional de turismo. E há mais de 10 anos praticamos um Sistema de Gestão de Segurança para as atividades de ecoturismo certificado segundo a norma internacional ABNT NBR ISO 21101.

Pioneiros na implantação de um modelo de turismo com diretrizes de sustentabilidade. Compromisso que também abarca o desenvolvimento socioeconômico sustentável e ambiental de toda a região de Jardim e Bonito. E é por isso que nossa trajetória também foi marcada por diversas premiações, dentre elas finalista em 2019 do internacionalmente reconhecido Tourism for Tomorrow (categoria Destination Stewardship, “gestão do atrativo”).

• Idades entre 6 e 99 anos, máximo de 9 por grupo

Lazer consciente e sustentável

A visitação ecoturística proporciona não somente um momento de lazer e diversão, mas uma conduta consciente da natureza. Para isso, foram estabelecidas certas medidas que visam o uso contínuo do atrativo, mas com o mínimo impacto ambiental possível. São elas:

• Limitação diário de pessoas e aplicação intervalada entre grupos

• Acompanhamento obrigatório de guias locais pela Embratur

• Uso obrigatório de equipamentos adequados durante todo o passeio

• Padrão de fila indiana nas trilhas

• Recomendação do silêncio e incentivo à contemplação

• Proibição do uso de repelente e protetor solar

• Proibição da alimentação de animais silvestres

• Proibição da coleta de frutos e sementes

Atividades Oferecidas

• Trilha e Flutuação:

Uma suave correnteza leva os visitantes calmamente por um passeio em um mundo subaquático, habitado por dezenas de espécies de peixes e plantas aquáticas.

Cardumes de piraputangas, dourados, curimbatás, piaus, matogrossinhos e outros peixes do Pantanal são alguns dos companheiros durante a descida pelo rio. São cerca de 1,7 km de percurso descendo o Rio Olho d’Água, até o encontro dos rios Olho D’Água e Prata.

A partir deste encontro, chamado de “Barra”, a flutuação segue pelo Rio da Prata, por mais 600 metros.

• Mergulho com cilindro:

O mergulho com cilindro no Rio da Prata é feito com o acompanhamento de um instrutor de mergulho, responsável por apresentar ao visitante um incrível mundo subaquático de águas cristalinas, repleto de variadas espécies de peixes e vasta vegetação.

A sensação que se tem ao mergulhar nas águas azuis do Rio da Prata é a de estar voando sobre o fundo do rio junto com os peixes, sentindo total liberdade de movimentos.

Feixes de luz, galhadas e troncos caídos, paredões de pedra e formações rochosas compõem uma paisagem subaquática incrível, que revela um mundo completamente diferente da superfície.

O mergulho no Rio da Prata ocorre em profundidades entre 5 e 7 metros e tem duração de 40 minutos (tempo de atividade na água).

• Passeio a Cavalo:

O passeio a cavalo no Recanto Ecológico Rio da Prata proporciona aos visitantes uma excelente oportunidade para contemplar a natureza, aprender sobre a vida do homem do campo, conhecer as práticas de pecuária aplicadas na fazenda, ver bezerrinhos e cavalgar entre o gado.

Tudo isso aliado a um cenário de beleza única e acompanhado por um belo pôr do sol pintado de tons de rosa, laranja e azul. Durante o trajeto é possível avistar diversos animais como: tatus, veados, tamanduás, emas, seriemas, tucanos, araras, papagaios, garças e muitos outros.

Um guia especializado acompanha o grupo durante o percurso por diversos ambientes da fazenda com vista privilegiada do cerrado e dos campos da região, passando também por açudes onde jacarés e frangos d’água são presença constantes, por trechos de cerrado nativo e ao lado de um pequeno cemitério de mais de 100 anos de idade.

• Observação de Aves:

O Recanto Ecológico Rio da Prata oferece dois roteiros voltados à observação de pássaros: a passarinhada e a observação de aves.

Localizada em uma região de grande diversidade ambiental, dentro do Bioma Cerrado, a fazenda é um local estratégico para a atividade com 235 espécies registradas. Biguatinga, Socó-boi, Acauã, Periquito-da-serra, Udu-de-coroa-azul são algumas das espécies avistadas.

A observação de aves é um roteiro mais longo, voltado para público mais técnico, acompanhado de guia especialista e realizado na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). A atividade aproxima o ser humano da natureza, despertando o espírito aventureiro e, também, exercitando a capacidade de concentração e paciência.

Outro excelente ponto para avistar as aves é o receptivo da fazenda, assim como as estradas internas, campos e açudes. Estes pontos são percorridos na atividade de “Passarinhada”: ideal para iniciantes na atividade de observação de aves ou para quem gosta de fotografar e observar a vida silvestre.

Tanto a Observação de aves como a Passarinhada são feitas com o acompanhamento de um guia.

Observações

•  Os passeios possuem um limite diário de visitantes e os horários são reservados pelas agências de turismo local

• O transporte até o atrativo não está incluso, e também pode ser agendado com a agência de turismo

• Existem regras de visitação, de segurança (Sistema de Gestão da Segurança – SGS) e de conduta consciente em ambientes naturais que são informadas pelo guia no início do passeio

• É obrigatório o uso de equipamento para flutuação consistindo em máscara e snorkel, roupas e botas de neoprene. Só o uso de colete de salva-vidas é opcional. Caso o visitante não se adapte com o equipamento ou não obedeça a regra da posição de flutuação (barriga para baixo, pernas paradas e braços ao longo do corpo), não será autorizado a realizar a flutuação para sua própria segurança (o rio tem muitos obstáculos, como troncos e pedras que não são visíveis com a cabeça fora da água.

• As roupas de neoprene são modelo manga longa e perna curta (estilo short), portanto recomendamos o uso de legging por baixo da roupa de neoprene nos horários de sol forte

• Em caso de chuvas intensas, que comprometam a qualidade e segurança no trajeto, os passeios poderão ser cancelados ou interrompidos

• Na sede da fazenda há restaurante, bar e loja de souvenirs. Aceitamos os cartões VISA, Mastercard e AMEX

• Parte das atividades de ecoturismo são desenvolvidas na Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Fazenda Cabeceira do Prata

Regras de Segurança

• Devido a uma regulamentação nacional da ANVISA, não possui nos Kits de primeiros socorros medicamentos (exemplo: antialérgicos).

• Cada atividade de ecoturismo oferecida possui restrições médicas que devem ser checadas para verificar se o visitante está apto a fazer o passeio

• Quando necessário, os visitantes devem portar seus próprios medicamentos

• Visitantes sob efeito de álcool ou drogas não podem realizar a atividade

• Visitantes devem comunicar qualquer problema de saúde ao guia e recepção, que verificarão restrições médicas e informarão se é possível realizar as atividades

• É proibido o consumo de bebidas alcoólicas antes das atividades

Acessibilidade: Adaptações de trajeto e requerimento de maior apoio para visitantes devem ser solicitados e planejados com antecedência. Não possuímos estrutura de acessibilidade no receptivo e percurso do passeio.


Balneário Jardim Ecopark

plugins premium WordPress